Acompanhamento nutricional de grupo de atletas amadores de corrida de rua
Resumo
Uma intervenção nutricional em atletas amadores poderá resultar em um aprimoramento no desempenho das atividades esportivas desenvolvidas pelos mesmos e alterar positivamente indicadores antropométricos. O estudo teve como objetivo avaliar e desenvolver uma dieta personalizada em que pudesse ser realizada por 30 dias. Trata-se de um estudo descritivo com um pequeno grupo de atletas (n = 4) amadores de corrida de rua. Avaliou-se o recordatório alimentar de 24 horas de 3 dias e avaliação antropométrica para análise dos indicadores de índice de massa corporal (IMC), Circunferência da cintura (CC), de peso, adequação da circunferência do braço (CB), percentual de gordura corporal (%GC), adequação da prega cutânea tricipital (PCT), adequação da circunferência muscular do braço (CMB) e adequação da área muscular do braço corrigida (AMBc). Com base no cálculo do gasto energético total elaborou-se um plano alimentar. Os indicadores antropométricos foram aferidos a fim de comparar as medidas iniciais e após 30 dias de intervenção nutricional. A dieta baseou-se em um cardápio único, lista de substituição e orientações nutricionais. Os cardápios prescritos foram classificados como normocalorico, normoprotéico, normoglicídico e normolipídico. Os resultados do estudo foram satisfatórios para todos os atletas visto que houve redução significativa dos indicadores de IMC, peso e adequação da CB. Ressalta-se que mesmo sem significância estatística houve redução da CC, %GC e adequação da PCT, sem perda de massa magra quando avaliou-se a AMBc. Conclui-se que um plano alimentar personalizado mesmo em um período de tempo curto obtém-se resultados satisfatórios.
Referências
-Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes Brasileiras de Obesidade: Sobrepeso e Obesidade: Diagnóstico. 2009/2010. p. 11-15.
-Carvalho, T.; e colaboradores. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Rev Bras Med Esporte. Vol. 2. Núm. 4. p. 79-81.1996.
-De Oliveira, D. G.; e colaboradores. Prevalência de lesões e tipo de treinamento de atletas amadores de corrida de rua. Corpus et Scientia. Vol. 8. Núm. 1. p. 51-59. 2012.
-Dos Santos, B. V.; Dos Santos, M. N.; Maia, H. P. Os benefícios da atividade física regular para pessoas com obesidade. Conexões. Vol. 7. Núm. 3. 2009.
-Hino, A. A. F.; Reis, R. S.; Rodriguezañes, C. R.; Fermino, R. C. Prevalência de Lesões em Corredores de Rua e Fatores Associados. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 15. Núm. 1. p. 36-39. 2009.
-Goston, J.L.; Mendes, L. L. Perfil Nutricional de Praticantes de Corrida de Rua de um Clube Esportivo da Cidade de Belo Horizonte-MG, Brasil. Revista Brasileira de Medicinado Esporte. Vol. 17. Núm. 1. p. 13-17. 2011.
-Gottzález-Gross, M.; e colaboradores. La nutrición en la práctica deportiva: Adaptación de la pirámide nutricional a las características de Ia dieta del deportista. ALAN. Vol. 51. p. 321-331. 2001.
-Jahnke, J. Estratégias ergogênicas nutricionais de corredores amadores. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 5. Núm. 26. p. 134-144. 2012. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/245/239>
-Lima, C.O.; Gropo, D. M. G.; Marquez, M. S.; Panza, V. Perfil da frequência de consumo alimentar de atletas amadores corredores de rua. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 1. Núm. 4.2012. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/35>
-Lima, D. M. Tabela brasileira de composição de alimentos-TACO. NEPA-UNICAMP. 2006.
-Pacheco, M. Tabele de equivalência de medidas caseiras e composição química dos alimentos. 2ª edição. Rio de Janeiro. Editora Rubio. 2011.
-Padovani, R. M.; e colaboradores. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Rev. Nutr. Vol. 19. Núm. 6. p. 741-760. 2006.
-Ravagnani, C. F. C.; e colaboradores. Efeito do protocolo de mudança do estilo de vida sobre a aptidão física de adultos participantes de projeto de extensão universitária: influência da composição corporal. Rev Bras Ci e Mov. Vol. 14. Núm. 1. p. 8. 2006.
-Sampaio, L. R. Avaliação nutricional. Salvador. Edufba. 2012.
-Silva, F.; Araújo, A. C. T. Avaliação do estado nutricional e antropométrico após 30 dias de intervenção nutricional. e-RAC. Vol. 2. Núm. 1. 2012.
-World Health Organization. Physical status: use and interpretation of anthropometry. Geneva. 2000. WHO Technical Report Series 854.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).